Trabalho Parte I

Olá, o jogo que escolhi para fazer a releitura foi Defender, do Atari 2600.
Essa é a versão do Atari 2600.
Esse jogo teve grande impacto no mercado, pois foi um dos primeiros jogos de side-scrolling(em que o mapa se move de acordo com o movimento horizontal do personagem), tanto isso quanto a ideia do minimapa foram muito ambiciosas para a época. Foi lançado primeiramente para Arcade, e ganhou muitos fãs, visto que nesse período os Arcades estavam cheios de jogos parecidos com Space Invaders, e ele era algo novo. Esse foi um jogo que inicialmente intimidava os jogadores, visto que tinha um joystick e 5 botões, o que ia muito além dos jogos comuns.
Foi o primeiro jogo da Williams na década de 80, e também o mais vendido deles.


Esse jogo inspirou vários outros, como Chopper Command(Activision), Freedom Fighters!(Magnavox Odyssey 2) e muitos outros, e, ainda que não tenha sido o primeiro jogo de side-scrolling, é considerado o criador do gênero de scrolling shooters.
O jogo conta com um mapa geral em que dá para ver tudo que está acontecendo e onde estão os inimigos por todo o mapa, incluindo as partes em que a nave não está no momento.
A mecânica desse jogo era um tanto complexa, e o jogo era considerado um dos mais difíceis devido aos diversos ataques e aos vários botões que eram utilizados, e é aí que vou basear minha mudança: quero simplificar o jogo, diminuindo a variedade de ataques e inimigos, também mudarei a identidade visual do jogo e a narrativa.
A narrativa do jogo  original se baseia em uma nave que está tentando proteger o planeta e os astronautas de aliens invasores. Então, o jogador tem que atirar nos invasores e resgatar os astronautas que forem abduzidos.
... an animation from the game
Essa é uma versão mais atual. 

Ele se baseia em 'ondas de ataques', cada onda termina quando o jogador limpa totalmente o mapa dos invasores.
Para combater os aliens, o jogador conta com três vidas(três naves), e 3 'bombas inteligentes', que são usadas para explodir todos os inimigos no cenário de uma vez.
Os inimigos do jogo original são esses:
No caso essa é a versão Arcade do jogo, com o design um pouco diferente, mas tem o mesmo conceito.
Quanto aos tipos de inimigos, o jogo original funcionava assim:

  • o Baiter se locomove rapidamente, seus projéteis são sempre lançados com uma inclinação de acordo com a posição da nave, caso a nave esteja no Y acima dele, lança projéteis com inclinação de 135º, e caso esteja abaixo, lança em 225º.
  • o Bomber deixa pequenas bombas estáticas que a nave não pode encostar e é de fácil abate.
  • o Pod é mais perigoso, pois, ao ser acertado gera grupos de Swarmers.
  • os Swarmers se movem muito rapidamente, indo em direção à nave.
  • o Lander é de fácil abate,e ele ataca dependendo da posição da nave, mas se ele chegar ao solo abduz os astronautas, o jogador deve então salvar os astronautas e matar o Lander.
  • o Mutant é muito rápido.
Mudanças da releitura:
Decidi, então fazer a releitura abolindo as 'smart bombs', o 'mutant', o 'bomber' e a nave principal protagonista, mudando a perspectiva do jogo.
Nessa releitura, o jogador controlará o Lander, mudando a narrativa. O objetivo do jogador será, então, abduzir os seres humanoides do planeta que ele está invadindo e matar as naves defensoras do planeta(que serão a Baiter, o Pod e os Swarmers, que já existiam no jogo original e permanecerão com a mesma mecânica, com tiros em 225º ou 135º dependendo da posição do jogador).
Os sprites não terão esse tamanho, esta é uma imagem meramente ilustrativa.

Mudarei também a identidade visual do jogo, deixando-o mais atual.
O usuário e os inimigos se movem tanto vertical quanto horizontalmente, e a movimentação do usuário guia a movimentação do mapa.
A mecânica de bônus relativo a cada um dos inimigos permanecerá igual, bem como o minimapa e o funcionamento dos inimigos restantes.
Para capturar os humanoides o jogador deverá se aproximar deles, alinhando a cabeça dos humanoides com a parte magnética da nave, e então levá-los para os buracos-negros. Cada humano capturado contará como 200 pontos de bônus.
O jogador contará com 3 vidas, e, analogamente ao jogo original, ao chegar a 10000 pontos, o usuário receberá uma vida extra.
O jogo é organizado em ondas de ataques, que acabam quando não houverem mais inimigos no mapa. Essas ondas de ataques terão dificuldade progressiva.
O jogo chegará ao fim quando o jogador perder suas três vidas.
Modelo matemático da releitura:

Proporções:
A tela é dividida entre a parte que fica o minimapa e a parte jogável em si. A parte jogável tem proporções de 850x500, e a parte do minimapa tem proporções de 850x150 ficando acima da parte jogável.
O minimapa em si é de 714x140, sendo a parte que está visível no momento representada por 1/3 dessa área, na proporção de 238x140.
Os itens no minimapa serão todos de 18x18 pixels, bem como as vidas, que estão posicionadas abaixo da pontuação do jogador. A pontuação está em uma caixa de 252x62 à 32 pixels do limite inferior da tela.
O cenário em si são basicamente relevos estranhos, que alcançam no máximo 203 pixels.
O Baiter tem medidas de 60x32, o Bomber tem medidas de 40x44, e o Swarmer de 30x32.
A nave controlada pelo jogador tem medidas de 70x38, e seus raios, que servem como ataque, tem medida de 116x12.
O buraco-negro para onde o jogador deve levar os humanos(de 21x42 pixels) possui 78x78.
Os projéteis lançados pelos inimigos são de 18x20.
 Comandos:
A nave se moverá com as setas e irá atacar com a barra de espaço.
Animação:
Essa animação acima é só uma rápida demonstração, que não consta a HUD, nem o minimapa.
Os ataques dos inimigos serão similares a esse do Baiter, os Pods, ao serem atingidos, virarão grupos de Swarmers, que terão velocidade maior que a demonstrada. O ataque do jogador será como demostrado, e a abdução também,  porém ainda faltaria levar o humanoide para o buraco negro para concluir o processo. 
Espero que tenha ficado clara e interessante essa proposta de releitura! 

Comentários

Postagens mais visitadas