Ativ 16. O Diagrama de Rosa

O enunciado dessa atividade foi:

explicar o modelo de Diagrama de Rosa, de Florence Nightingale, destacando o impacto social causado à época de sua criação, e gerar uma aplicação que implemente o mesmo com base em dados simulados


Esse foi meu resultado final


Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que trabalhou na guerra da Criméia e ajudou muito o exército com suas habilidades em estatística. Ao chegar na Crimeia, Florence percebeu que a maior parte das mortes de guerra não eram por ferimentos de guerra, como esperado, e sim por infecções adquiridas nos hospitais devido a sua condição precária.
Resultado de imagem para florence nightingale
Então ela implementou um sistema de organização nos hospitais e coletou dados, o que levou a uma grande melhora em relação a isso, e para expor seus feitos, decidiu colocar em um gráfico.

O diagrama de rosa então foi utilizado, e foi muito útil para expressar claramente os dados obtidos. No caso, a parte em azul remete a mortes por infecção, a parte marrom a mortes por queimaduras ou acidentes e a parte rosa mortes por ferimentos.
Esse diagrama possui esse nome pois sua aparência remete às pétalas de uma rosa.
O impacto social foi o de grande melhora nas taxas de morte por infecção na guerra, o que foi revolucionário.
Para a criação da simulação, utilizei a função arc() dependendo de valores obtidos aleatoriamente para o raio do arco, e de ângulos de 2π/12.
Criei os números aleatórios em intervalos que fossem coerentes para que não ficassem muito sobrepostas as sessões, de modo que o azul normalmente seja maior que o marrom, e o marrom seja sempre maior que o amarelo.
Ao pressionar qualquer tecla o programa sorteia novos números aleatórios para preencher o gráfico.
É isto, espero que esse post tenha sido proveitoso!
Aqui está o link para o código no drive!

Comentários

Postagens mais visitadas