Ativ 6. Marcas responsivas ou adaptativas
O enunciado dessa atividade é:
Discutir os aspectos matemáticos envolvidos na criação de marcas responsivas ou adaptativas, destacando o emprego da programação para a viabilização das mesmas.
Primeiramente é preciso entender o que são marcas responsivas ou adaptativas.
Marcas responsivas são essas em que a logo responde ao espaço às proporções disponíveis, aproveitando de modo ideal a área disponível.
Não faria sentido colocar a logo da Disney com vários detalhes, inclusive o castelo, num espaço minúsculo. Perderia a distinção e a legibilidade.
Não faria sentido colocar a logo da Disney com vários detalhes, inclusive o castelo, num espaço minúsculo. Perderia a distinção e a legibilidade.
Marcas adaptativas, como a nova identidade da Oi, são aquelas que mudam mais drasticamente sua estética, se adaptando ao ambiente (no caso da Oi, ao som), seguindo um padrão pré-definido em seu código.
Os aspectos matemáticos são altamente necessários para que a marca siga sempre a mesma lógica, mantendo um padrão exato.
Nos casos de marcas responsivas, é muito importante para que a marca seja reproduzida em larga escala, que esta tenha suas proporções bem definidas. Em espaços x a marca é apresentada de tal maneira, já x/2 acarreta em uma forma mais minimalista dela, por exemplo.
E, no caso de marcas adaptativas, para que elas sejam adaptativas e dinâmicas, há um grande risco que é tomado: o de perder o impacto da identidade visual. Portanto, para que haja coerência e, ainda que a logo não seja sempre idêntica, ela mantenha um grande peso, a marca deve ser altamente estudada. Esse tipo de marcas tem, portanto, um código base muito bem feito, para que a marca siga um padrão e não destoe dele.
A programação é uma ferramenta altamente útil em ambos casos, visto que facilita muito o cálculo de proporções de tela e de espaço necessário, bem como reproduz exatamente as formas, os ângulos e as cores. Para marcas adaptativas a programação é ainda mais crucial, visto que é ela que mantém a coerência dos modelos adaptativos de cada marca.
Espero que tenha ficado claro(ou, como no exemplo, Oi
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