Avalição crítica de “Arduino, o documentário” (2010).
O documentário "Arduíno, o documentário":
Retrata como foi criado o Arduíno, de onde veio a ideia e qual o seu propósito.
É um documentário muito informativo e que realmente esclarece muitos pontos, sendo o principal a difusão e maior facilidade de se adquirir conhecimento em desenvolvimento de hardwares livres.
Antes, para desenvolver hardware era necessário um conhecimento mais profundo de eletro-eletrônica, mas agora com o Arduíno, uma ferramenta desenvolvida com software similar ao Processing, que é bem simplificado e utiliza uma linguagem de alto nível, o estudo e compreensão de inciantes no ramo foram muito facilitados.
O Arduíno também ajudou muito no sentido de que é muito barato, e em certa parte do documentário, se foi comentado que os estudantes teriam acesso de graça a esse recurso, o que é uma grande iniciativa da universidade.
O documentário em si foi muito esclarecedor, mostrando os aspectos que levaram ao desenvolvimento do Arduíno, a venda deste, e por fim, alguns projetos aplicando o Arduíno.
Dentre estes projetos, achei muito interessante um que funcionava como uma 'piñata' em um evento, onde existiam bastões que os usuários chacoalhavam para que uma bola luminosa respondesse de acordo com o movimento desses objetos. Isso é outro aspecto muito interessante, o Arduíno ajudou aos iniciantes, mas também vem como um facilitador no desenvolvimento de projetos maiores, o que é muito interessante pois estimula a difusão desse conhecimento e desse tipo de mídia.
Comentários
Postar um comentário