Ativ 13. O barquinho e a senoide

O enunciado dessa atividade foi:
Criar o movimento de um barco no mar e discutir os resultados no blog. Use a função rotate para animar o barco.


Esse foi meu resultado final:
O gif ficou meio frenético, perdão.
Achei muito interessante essa atividade, para ela tive de aprender os conceitos de pushMatrix() e popMatrix(), para utilizar o translate() e rotate() somente na hora de desenhar o barco (ou, no caso, o caiaque), não afetando o resto do código.
O translate foi utilizado para que a origem se tornasse o ponto onde o caiaque está localizado, e então o rotate foi utilizado, rotacionando o canvas em relação à origem(que, conforme utilizada no translate, é agora a posição do barco).
A rotação do barquinho depende da senoide da onda onde ele está, para que ele fique alinhado à onda e dê a impressão de estar navegando nela. Então, o rotate ficou como sin(k)/TWO_PI (onde 2 pi é o período do 'ciclo ' da senoide e k é o ângulo).
Visualmente, coloquei vários pontinhos de tons diferentes de ciano ou de ciano com valor de verde maior (tem duas partes, dá pra perceber ao prestar muita atenção), e decidi que, ao passar por um ponto da onda, a onda mudaria um pouco, aumentando sua frequência. Vale ressaltar que fiz o caiaque com curvas de beziér, que são curvas que recebem alguns pontos como "âncora" para sua angulação (parece bastante o sistema de curvas do illustrator, sendo que os pontos no processing são definidos numericamente).
Curiosidade: decidi por esse nome de CAIAQUE nessa fonte remetendo a uma atividade de Comunicação Visual onde devíamos criar uma logo com recortes:
Não fui fiel às cores, mas me inspirei, então achei interessante pôr aqui :)
Aqui está o link para o código no drive!
Enfim, espero que tenha sido legal e compreensível a minha solução! 

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