Crítica embasada do uso do sistema de segurança do Jurassic Park

O sistema apresentado no vídeo abaixo se baseia em um software 3d com o esquema da planta do Jurassic Park, no qual se pode localizar os prédios do parque facilmente e escolher um, encontrando então todas as portas que podem ser trancadas ou abertas.

Minhas maiores críticas seriam a usabilidade e à performance do sistema. Até que ponto é necessário o uso de processamento de software 3d? Acredito que é um luxo completamente dispensável nesse caso, e que, na realidade, pode e vai tomar muito da performance do sistema, podendo causar falhas e lentidão e acarretar em problemas maiores na segurança do parque. Isso de fato ocorre até no clipe, lógico que como momento de 'tensão' dramático, mas com certeza poderia ocorrer se o sistema fosse implementado.
Outro ponto importante de ressaltar seria que o sistema poderia facilmente ter um módulo geolocalizador, reconhecendo onde no mapa o usuário estaria localizado. Percebe-se que a menina precisa navegar bem o mapa até encontrar onde ela está situada, para só então poder trancar a porta. Isso seria facilmente corrigido colocando para o sistema inicializar do ponto mais próximo à localização do usuário no mapa.
Outro ponto interessante que gostaria de levantar é o seguinte: até onde vale a pena a implementação única de um sistema inteligente? Acredito que é sim muito interessante a aplicação de um sistema de controle que pode trancar qualquer porta, podendo ser utilizado principalmente por equipes de segurança. Não obstante, seria muito útil ter também uma opção analógica de tranca em cada porta, talvez com um código de segurança. Em momentos de pânico, como o que os personagens se encontram, seria muito mais eficaz um sistema mais simples de fechadura.
Nesse último ponto levantado, pode-se até pensar 'e se o sistema não respondesse?'. O usuário se encontra completamente à mercê de um sistema pesado, e que pode falhar. Tomando uma certa liberdade criativa e levando para a literatura, pode-se traçar inclusive um paralelo com o livro 2001 - Uma odisseia no espaço, no qual o sistema inteligentíssimo de comando da nave espacial simplesmente falha, e o piloto consegue, tendo que desligar muitos painéis, retornar a nave para o controle analógico básico.
De que vale construir um sistema 3d com controle remoto sofisticado, se ele não é eficiente e não tem tratamento de exceção? Meu ponto de argumentação consiste no fato de que, não importa quão robusto e aparentemente infalível seja o sistema, o desenvolvedor deve sempre pensar em todos os casos de erro possíveis, e em todas as situações hipotéticas que podem levar o sistema a falhar, e isso inclui uma queda total do sistema.
Minhas críticas maiores seriam em relação a esses pontos de experiência do usuário e de melhora na performance do sistema, espero que tenham gostado da análise e que ela seja condizente com o contexto, visto que nunca assisti o resto do filme do Jurassic Park :)


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